quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Relíquias da minha terra

Luciely Leite Pinto  -    2º ano "C"

Esta terra tem um hino que encanta nossa mente, sua letra conta a história de nosso povo, nossa gente, fala da Serra Gigante que é chamada de Chapada, com seus pontares enormes, seus vales e suas rochas e a floresta frondosa que aparece em toda orla.
Alunos Lideres do Projeto com Josafá Viana um
dos autor dos hinos do município.
Também destaca seu solo, as fontes de água doce que surge irrigando o chão, tornando-o próspero, fecundo e mata a sede de todos, pois tem um sabor sem igual a que vem da cachoeira.Ressalta ainda a história, dos tempos imperiais, onde se avistava o verde dos vastos canaviais e os engenhos moendo, tempo bom que ficou para traz.
Nesse solo onde nasci que é mostrado no hino, a canção oficial deste nosso município, tem história e a memória dos primeiros filhos da terra, famílias tradicionais que trouxeram a imagem de nossa eterna padroeira, a Virgem da Conceição.
E sabe como surgiu a nossa bela canção que cantamos com orgulho e enobrece o torrão? Primeiro de uma ação do nobre Josafá Viana que escreveu uma paródia, exigida numa gincana. Depois com dona Pinheira, esposa de seu Aristarco, aquele que foi o 1º prefeito dessa cidade, reformularam a letra, surgindo o hino de fato.
Esse lugar exaltado na letra do nosso hino, é Porteiras minha terra que amo e admiro, para mim é consagrada como a cidade querida. 

A esquerda letra do primeiro hino e a direita a letra atual do hino de Porteiras



Nenhum comentário:

Postar um comentário