sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Casa Secular - Uma Relíquia da História!


Casa Secular – Uma Relíquia da História
Memória de Porteiras


            Aproximadamente há 150 anos, esta é a idade de uma construção que segundo muitos moradores perdura por mais de um século, abrilhantando e contribuindo com a história do nosso município. Nós, alunos da E.E.M. Aristarco Cardoso, líderes do Projeto Imagem em Foco – Retratando as Belezas e perpetuando a Memória, estivemos lá e veja o que nos afirmou o Senhor João Rodrigues, antigo morador do lugar, também conhecido como João Bié:         

“Bem, essa é a casa mais antiga de Porteiras e foi construída na época do coronelismo, por um coronel chamado Hypólito Pinheiro. Este casarão traz muitas características da época colonial – o formato, as janelinhas estreitas, o tamanho da casa, os tijolos largos, seu estilo e, principalmente seu sótão, local que servia para o armazenamento de mantimentos para o consumo familiar.”

            O entrevistado que é filho natural de Porteiras, ainda afirmou no momento que desde pequeno ouvia seus pais dizerem que nesta residência morou muita gente, Franklin Pinheiro, Aristarco Cardoso e outros; e pelo que sabemos as famílias Pinheiro e Cardoso foram os pioneiros deste município, já que chegaram em 1848. Também ressaltou que sua família morou nessa casa por mais de 18 anos.
            Essa relíquia histórica encontra-se localizada nas Laranjeiras, no Sítio Santo Antônio e para agraciar ainda mais a beleza desse local, bem atrás da casa fica o Pontal de Santo Antônio, o ponto mais alto da Chapada do Araripe aqui em Porteiras e que se apresenta bem nítido nesse local, deixando no cenário o retrato de uma obra de arte, desenhada pelas mãos do Criador para nos presentear com a mais bela história que entranha-se por entre as construções e manifestações desse sopé de serra da Araripe Frondosa.
            Não seria hora de nosso povo, nossa gente lutar pela preservação e tombamento dessa grandiosa relíquia secular?

Autora: Luciely Leite Pinto – 2° ano “C”

Nenhum comentário:

Postar um comentário