segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O Valor da Memória




Não existe nenhuma sociedade sem memória. Seja por meio de mitos, lendas ou relatos orais, seja por meio de documentos escritos, imagens e monumentos. Cada sociedade preserva o passado de alguma maneira. Essa memória que é constituída pelo conjunto de vestígios deixados pelas gerações passadas, pode ter diversas funções: exaltar os grandes feitos, dos ancestrais, preservar a identidade de um grupo social, transmitir costumes, tradições e vivências, etc. Mas, a função mais importante da memória é relembrar aquilo que poderia ser esquecido, transmitindo o significado das experiências passadas às novas gerações.
            A memória é sem dúvida o caixa forte da História. É ela, o fio condutor do conhecimento que permite trazer à tona tudo aquilo que está no passado, guardado e que pode ser esquecido caso não seja registrado. Mas que pode virar vida ao ser relatado no presente e contribuir para um novo aprendizado no futuro. Sem memória, as comunidades onde quase não existem registros escritos, teriam sido cobertas pela própria poeira do tempo e nada teria de sua história.
            Para mim, História e memória são termos dissociáveis e inerentes à humanidade, uma vez que, uma completa a outra, na elucidação do conhecimento, porém, ressalto que onde não há memória, não existe história.


Fontes: Eléia Bosi – Memória e Sociedade
Texto escrito por Ranilson Alves de Sousa “3° ano C”

Nenhum comentário:

Postar um comentário