segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O que é historia?




A palavra historia vem do grego antigo historie, que em dialeto jônio significa “investigação”, e está relacionada a outras duas palavras: o substantivo istor, “testemunho”, e o verbo estorein, “informar-se” (Heródoto – Sec. V a.c). para Heródoto, objetivo da historia é produzir um discurso ou um relato verdadeiro dos fatos, separando dos mitos, fábulas e lenda.
            Já no século XVI, foram criados métodos para analisar as fontes históricas, distinguindo os testemunhos falsos dos testemunhos verdadeiros sobre o passado, isto foi possível através do contato direto com as fontes e do desenvolvimento do método crítico usado pelos historiadores para entender a origem das nações e fornecer um quadro da história das civilizações, compreendendo toda a diversidade de usos e costumes entre os povos.
            Porém, no século XIX, quando a história passou a ser considerada uma ciência e tornou-se uma disciplina acadêmica, ensinada em escolas e universidades. Surge daí a preocupação em preservar o patrimônio documental e material do passado. Para conservar e divulgar a memória das nações foram, criadas instituições como museus, escolas, arquivos, institutos históricos e associações arqueológicas.
            No século XX e XXI, o conhecimento histórico avançou muito e isto contribuiu para que novas áreas de pesquisas, novos métodos e abordagens surgissem modificando as relações entre presente, passado e futuro e transformando o modo como o conhecimento histórico era produzido. Dependendo da maneira como encaramos o passado serão feitas as escolhas para o futuro. Assim, vivemos o nosso próprio lugar dentro desse mundo, ou seja, a nossa identidade. Tal como é concebida e praticada hoje, a história não é uma sequência de fatos que se sucedem linearmente num tempo homogêneo. O tempo histórico é construído de processos e acontecimentos de curta, média, ou longa duração, por mudanças e permanências, rupturas e continuidades, ou seja, há diferentes tempos e durações que se entrelaçam e se sobrepõem para construir a trama histórica.
            Uma das principais funções da história é relembrar aquilo que poderia ser esquecido, transmitindo o conhecimento sobre o passado às novas gerações. Para isso é preciso evitar julgar o passado com valores do presente. Ressalta-se aqui o papel do historiador, o qual deve procurar compreender os desejos, pensamentos e motivações dos homens e mulheres do passado com o objetivo de dar continuidade aos projetos que eles não conseguiram concluir ou evitar os erros que cometeram.
            Por ser a história uma disciplina cujos limites estão em constante ampliação, entende-se que isso acontece porque o próprio objeto de estudo da história, as sociedades humanas no tempo, está em constante transformação e conforme as sociedades mudam, modificam-se as interrogações que os homens fazem no passado.

Texto escrito pelo grupo GEAC (Grupo de Estudos Aristarco Cardoso)
Fonte: conexões com a História V. Alexandre Alves Letícia
História e Memória (Jacques Zigoff)
Por: Luciely Leite Pinto “2° ano C”

Nenhum comentário:

Postar um comentário