A palavra historia vem do grego antigo
historie, que em dialeto jônio significa “investigação”, e está relacionada a
outras duas palavras: o substantivo istor,
“testemunho”, e o verbo estorein,
“informar-se” (Heródoto – Sec. V a.c). para Heródoto, objetivo da historia é
produzir um discurso ou um relato verdadeiro dos fatos, separando dos mitos,
fábulas e lenda.
Já
no século XVI, foram criados métodos para analisar as fontes históricas,
distinguindo os testemunhos falsos dos testemunhos verdadeiros sobre o passado,
isto foi possível através do contato direto com as fontes e do desenvolvimento
do método crítico usado pelos historiadores para entender a origem das nações e
fornecer um quadro da história das civilizações, compreendendo toda a
diversidade de usos e costumes entre os povos.
Porém,
no século XIX, quando a história passou a ser considerada uma ciência e
tornou-se uma disciplina acadêmica, ensinada em escolas e universidades. Surge
daí a preocupação em preservar o patrimônio documental e material do passado.
Para conservar e divulgar a memória das nações foram, criadas instituições como
museus, escolas, arquivos, institutos históricos e associações arqueológicas.
No
século XX e XXI, o conhecimento histórico avançou muito e isto contribuiu para
que novas áreas de pesquisas, novos métodos e abordagens surgissem modificando
as relações entre presente, passado e futuro e transformando o modo como o
conhecimento histórico era produzido. Dependendo da maneira como encaramos o passado
serão feitas as escolhas para o futuro. Assim, vivemos o nosso próprio lugar
dentro desse mundo, ou seja, a nossa identidade. Tal como é concebida e
praticada hoje, a história não é uma sequência de fatos que se sucedem
linearmente num tempo homogêneo. O tempo histórico é construído de processos e
acontecimentos de curta, média, ou longa duração, por mudanças e permanências,
rupturas e continuidades, ou seja, há diferentes tempos e durações que se
entrelaçam e se sobrepõem para construir a trama histórica.
Uma
das principais funções da história é relembrar aquilo que poderia ser
esquecido, transmitindo o conhecimento sobre o passado às novas gerações. Para
isso é preciso evitar julgar o passado com valores do presente. Ressalta-se
aqui o papel do historiador, o qual deve procurar compreender os desejos,
pensamentos e motivações dos homens e mulheres do passado com o objetivo de dar
continuidade aos projetos que eles não conseguiram concluir ou evitar os erros
que cometeram.
Por
ser a história uma disciplina cujos limites estão em constante ampliação,
entende-se que isso acontece porque o próprio objeto de estudo da história, as
sociedades humanas no tempo, está em constante transformação e conforme as
sociedades mudam, modificam-se as interrogações que os homens fazem no passado.
Texto
escrito pelo grupo GEAC (Grupo de Estudos Aristarco Cardoso)
Fonte:
conexões com a História V. Alexandre Alves Letícia
História
e Memória (Jacques Zigoff)
Por:
Luciely Leite Pinto “2° ano C”
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