domingo, 28 de outubro de 2012

Cruz da Rufina - Palco de Romaria, Espaço Sagrado...


CRUZ DA RUFINA

UM LUGAR DE ORAÇÃO-PALCO DE ROMARIAS, ESPAÇO SAGRADO DE FÉ DO POVO PORTEIRENSE



            Este é um fato que já gerou bastantes pesquisas e artigos científicos, publicados em revistas como Propostas Alternativas - Religiosidade cearense, I-ano 2006, por um filho da terra, historiador Cícero Joaquim dos Santos, professor da URCA, hoje Mestre e Doutorando em Historia, um dedicado pesquisador e historiador do seu município, autor do livro “Passado Alumiado – representações históricas de Porteiras”. O certo é que a misteriosa Cruz da Rufina, continua estimulando os jovens estudantes de Porteiras a realizarem pesquisas em torno do local, sobre quem foi Rufina e o porquê de tantas devoções a esse local.
            Nós do GEAC (Grupo de Estudo do Aristarco Cardoso) lideres de salas que ao longo desses 06 meses estamos desenvolvendo o projeto Imagem em Foco – Retratando as Belezas e Perpetuando a Memória, em nossas pesquisas, nos defrontamos com o fato e sentindo-se curiosos, também tivemos no local e presenciamos o que está escrito sobre a tal cruz.
            Realmente, muitos são os que visitam o espaço e falam que já foram validos pela proteção de Santa Rufina, como eles afirmam, nos momentos difíceis de doenças, sofrimentos, dificuldades, acidentes, etc. Segundo essas pessoas, pela forma cruel como foi morta, sacrificada, a jovem Rufina, por um simples capricho de uma senhora rica, que suspeitava que seu esposo a cortejava e por ser a mesma inocente, é possível que Deus tenha lhe concedido a santidade. Fato esse que é comprovado nas inúmeras graças recebidas por muitas pessoas que comparecem ao local para rezarem e ofertar relíquias de sua fé e cura, os ex-votos.
            Se Rufina é santa ou não, não sabemos, pois não existe registro de sua beatificação, santificação, expedida pelo Papa. Mas no imaginário popular porteirense ela é Santa sim. Também, sabemos que a fé move montanhas e que é algo que não se pode duvidar e pelo tanto de pessoas que aparecem no local e pelos relatos tecidos em torno dessa cruz, é provável que a Cruz da Rufina seja um local sagrado de fé, oração e devoção, naquela que tornou-se santa no imaginário popular para ajudar aos filhos de Porteiras.
            O local onde está edificada a cruz, não é o mesmo onde a jovem foi sacrificada, mas fica á margem da CE 296, perto da Estrada que dá acesso ao Sitio Moreira e adjacências – no Sitio Sanharol, a 5 km de Porteiras.

            Ver também – passado alumiado (Cícero Joaquim dos Santos) In Bingo Cultural do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário